Toda criança tem direito de
brincar e brincando ela irá aprimorar seus sentidos como a visão, audição, tato
e seus movimentos e aos pucos vai conhecendo os objetos e para que eles servem.
Aravés da brincadeira eles também irão desenvolver sua linguagem e seu
pensamento
.Mais que um jeito de aprender,
brincar é o jeito de as crianças serem. Não é uma coisa que possa ser
substituída, reembolsada amanhã, ou uma preparação para o futuro. As crianças
precisam brincar hoje e todos os dias de sua infância. Todas as crianças, no mundo
inteiro, têm o direito de aprender essas coisas e de ser plenamente assim. Se
não brincarem – muito – quando crianças, não conseguirão aprender (nem ser)
direito depois. E todos os adultos do mundo precisam aprender melhor o que as
crianças, mesmo sem perceber, têm pra nos ensinar.
Gilka Girardello
Gilka Girardello é graduada em Comunicação Social pela UFRGS, mestre pela New School for Social Research e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. É professora da Faculdade de Educação da UFSC, na graduação e no pós-graduação. Atualmente, seus interesses de pesquisa são as relações entre midia e infancia.
Adorei as suas palavras... algumas pessoas talvez não percebam , mas o universo e o conhecimento da criança é formulado através de brinacadeiras e historias, que se configuraram em realidade. Muito interessante!!!
ResponderExcluirO brincar tem perdido seu espaço cada vez mais cedo. Os pais, diante da vida moderna, cheia de compromissos, acabam por retirarem da criança, esse direito.São atividades como cursos de inglês, balé, natação, judô, etc. Será que tudo isso está sendo incluso com o objetivo de que a criança desenvolva habilidades que contribuirão para o seu desenvolvimento? Podemos fazer uma reflexão sobre isso.
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